Quiche de courgete e tomate

by @Tertúlia da Susy, em 23 de janeiro de 2013
A minha primeira quiche… sim, porque quase todas as receitas que eu faço são primeiras experiências, pois só agora estou a redescobrir-me na cozinha J
Afinal uma quiche é muito simples de fazer… mas, até agora eu só comia não fazia. Atualmente faço e saboreio o que eu faço :D


Ingredientes
1 embalagem de massa quebrada
1 cebola pequena
2 dentes alho
1 courgete
3 tomates
1 ovo
Sal e pimenta
2dl natas
Azeite
Queijo mozarela ralado

Preparação
Leve ao lume um tacho com a cebola e os dentes de alho picados finamente e o azeite, deixando refogar sem alourar. Junte a courgete cortada às rodelas e o tomate, limpo de peles e sementes, cortados aos pedaços e deixe cozer.
Tempere com sal e pimenta.
Forre uma tarteira com a massa e verta o preparado anterior.
À parte, misture as natas com o ovo e, após bater muito bem, espalhe sobre o recheio, polvilhando com queijo ralado.
Leve ao forno a cozer.



Curiosidades


1. Ajuda a perder peso
O seu baixo valor calórico faz com que seja recomendada nas dietas para perder peso, ainda que esse valor dependa da forma como é preparada. Quando frita, chega a duplicar o número de calorias porque absorve facilmente o azeite.


2. É digestiva
Devido à sua constituição, este legume tem propriedades emolientes, ou seja, suavizantes da digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e está indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.

3. É benéfica para o coração
Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal). É recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.


4. Versatilidade na cozinha
A courgete pode ser preparada de mil maneiras: cozida, refogada, frita, assada, recheada ou gratinada, em saladas e sopas ou como acompanhamento de carne ou peixe.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

15 Comments

  1. Raramente faço pois só eu gosto.
    A tua tem excelentes ingredientes e ficou uma delica.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro! :D Entao de courgete nham...

    ResponderEliminar
  3. Olá! Para 1ª tentativa ficou uma verdadeira tentação... que aspecto delicioso!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Hmm, perder peso? Quiche? Parece-me muito bem! Acho que vou experimentar! :D

    ResponderEliminar
  5. Que linda quiche. Mesmo deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Susy,

    A quiche está com muito bom aspeto, com uma combinação de sabores muito boa!

    Até breve!
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Adoro quiches! A tua tem um aspecto mesmo como eu gosto: douradinha :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá passei p/ conhecer teu blog e gostei muito da quiche, deve ter ficado saborosa. Como primeira experiência amiga, as fotos mostram uma maravilha, parabéns.
    Já fiquei te seguindo e pretendo voltar, se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    Bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de quiches, e esta tua ficou com um aspecto delicioso:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Num próximo passo experimenta fazer a massa em casa :-) vais gostar. O sabor é melhor!

    ResponderEliminar
  11. Esta quiche ficou com um aspeto delicioso e os ingredientes são muito saudáveis.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. É uma solução bem prática e deliciosa!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Hummm...que apetitosa adoro quiches!!
    Já me servia de uma boa fatia ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Adorei Suzy, ficou linda, como vês nada dificil e muito mais saborosa quando feita por nós !

    Cá por casa nunca falta a courgette ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Que delicia esta quiche salgada! Gostei de saber sobre a courgete. Emagrece? Ah, então é comigo mesmo! rs Beijos, Paula

    ResponderEliminar