Comemoração do 36.º aniversário no São Gabriel, Loulé

by @Tertúlia da Susy, em 11 de abril de 2014
Eu faço anos em fevereiro, é verdade mas, disse ao meu marido que queria ir ao restaurante São Gabriel festejá-los e, como este só abria no inicio de março, só fizemos a comemoração oficial agora.

Já conhecia a cozinha do Chef Leonel Pereira do restaurante Panorama, também na comemoração de um aniversário meu. Na altura, eu e o meu marido ficamos incrédulos na falta de estrela Michelin deste Chef, fazendo a comparação com outros que tinham e a nosso ver, muito inferiores.

Em novembro de 2013, no encerramento da Rota das Estrelas, conhecemos pessoalmente o Chef Leonel Pereira entre outros e, gostamos bastante da sua simplicidade e simpatia.

Foram cerca de 30 km de táxi (primeiro taxista normal) onde eu só ouvia um burburinho de fundo, que era o meu marido a conversar com o taxista e eu, me perdia nos meus pensamentos.
Os meus pensamentos e a minha ansiedade em conhecer o restaurante eram muitas e a expectativa era alta e assim eu contemplava a paisagem durante a longa viagem.

Chegados ao restaurante São Gabriel, fomos muito bem recebidos e contemplados com uma mesa cheia de confetis de aniversário e as boas vindas pessoais do Chef Leonel Pereira que nos questionou o que queríamos jantar e que nós decidimos deixar ao seu encargo.


Iniciamos a nossa aventura de sabores com uma geleia de caipirinha, bem fresca e leve.


Seguiu-se um mini-corneto com brandade de bacalhau e azeitonas, que me fizeram recuar no tempo e sentir estes sabores tão tradicionais.


Como estamos em terras algarvias, não podia faltar o carapau alimado sobre uma pringle de arroz, pimento fumado e yuzu, fruto cítrico originária do Leste asiático, que se come à mão.


Chef Leonel Pereira continua a recriar os sabores da Ria Formosa usando o Fitoplankton. aqui são colocados camarões secos e salicórnia sobre uma base crocante.


O conteúdo do tubo é para colocar sobre os camarões e hummmmmmmmmmmmm... tem mesmo o sabor do mar.


Nada mais nada menos que um tártaro de salmão selvagem com um creme de teriyaki e cebolinho.


Segue-se um snack com intenso sabor a mar, é uma cabeça de carabineiro desossada que vem sobre uma bolacha com tinta de choco, com uns "cheetos" de fitoplankton e umas algas.
Primeiro comem-se os "cheetos" que são muito crocantes, seguidos da alga para sepoder sentir um pouco de água na boca e só por fim a cabeça de carabineiro, que se come inteira .



Uma curiosidade e um prato bem diferente e original com uma combinação, talvez, um pouco estranha - lagostim, endívia, pezinhos de coentrada e caviar Beluga.


Sem dúvida que ficámos deveras impressionados com o sabor das crackers de erva-doce e aveia e as crackers de centeio, que se comem sem fome, de tão boas e estaladiças que são.


Também é dada uma importância especial ao pão, servido em diferentes variedades, desde o pão de centeio, pão com sementes de girassol, pão de cominhos, focaccia de alecrim e pelas manteigas, a de flor de sal e a de boletos, sempre acompanhadas de azeite virgem.

Como primeiro prato de peixe tivemos a sorte de serem uns filetes de salmonete (peixe favorito do meu marido), ligeiramente corados, aipo caramelizado com limão e laranja e molho de lúcia-lima.


Neste momento de degustação, o Chef Leonel Pereira foi pessoalmente perguntar-nos se preferiamos outro prato de peixe ou dois pratos de carne, em que nós optámos pelo peixe.

Não podia ter sido melhor escolha e o segundo prato de peixe foi o robalo selvagem salteado, bem saboroso e suculento ao mesmo tempo, acompanhado de xerém de milho e amêijoas (que nunca tinha comido e adorei) espinafres e beterraba bebé.



No prato de carne que para mim é sempre uma surpresa, pois não sou grande apreciadora, foi o teste derradeiro - comi tudo.
Julgo ter sido um naco de novilho "Black Angus" assado sobre um cremoso de batata, espargos brancos e misto de cogumelos selvagens, servido sobre um grande osso polido.


O menu termina com uma pré-sobremesa de leite de ovelha com frutos secos e pistachios, beterraba e lima - uma sobremesa nada doce.


Eis que chega a sobremesa de chocolate, que nunca pode faltar...


Por fim, mas super deliciosa e para mim a sobremesa favorita (até aqui), uma tarte de maçã com geleia de limonada e gelado de arroz-doce.


Terminou o menu mas, antes de chegarmos ao café, o Chef Leonel Pereira e a sua equipa apareceram com este fantástico bolo de chocolate e flor de laranjeira, a cantar os parabéns e eu fiquei completamente embevecida com este gesto.


Sim, depois veio o café e os petit-fours para terminar a nossa aventura gastronómica.


Também merece especial destaque a área dos vinhos, não por ser muito extensa mas, por ser de qualidade.
Nós seguimos a escolha do sommelier, Victor da Avó, que nos levou a vários recantos do país na escolha dos seus vinhos.
Nesta degustação a escolha recaiu sobre os seguintes vinhos: Champagne Laurent-Perrier (Champagne, Le Brut), Conde Villar Alvarinho 2012 (Minho, verde), Verdelho 2012-Colecção Privada (Setúbal, branco), Mapa 2011 (Douro, tinto) e, por fim, um Porto Quinta do Castro Vintage 2011 (Douro).



Adorámos a experiência, sem dúvida a repetir!
Desejamos muitas felicidades ao Chef Leonel Pereira e a toda a sua equipa e não hesito em dizer que... a Estrela Michelin vem a caminho, pois é mais do que merecida.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

13 Comments

  1. Foi um dia excelente, um jantar magnífico e uma óptima companhia!
    Thank you Suzy !!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto magnifico esse jantar!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Tudo com óptimo aspecto, adoro menus de degustação:)



    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um serão muito bem passado, sem dúvida.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Só delicias a gente comi com os olhos, pratos lindos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Excelente jantar.
    Vamos apertar o "stop" da correria do dia a dia e acionar o "play" na diversão e descanso... Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  7. Um excelente menu.
    Adorei o bolo,era lindo.
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  8. Valeu muito esperar para comemorar, pois foi uma refeição 5 estrelas!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Que platos mas selectos, una ricura .Besosss cielo

    ResponderEliminar
  10. Parece ter sido um jantar fantástico :)
    Os pratos estão com óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Querida,

    Adorei esta tua reportagem e viajei contigo até ao restaurante, cujas fotos adorei ver ! :)
    E vocês ficaram lindamente na fotografia ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar