Como limpar o decanter?

by @Tertúlia da Susy, em 2 de janeiro de 2015
As festas já passaram e é tempo de limpar as louças e arrumar a casa!





Por norma cá em casa, utilizamos o decanter para oxigenar o vinho e para separar os sedimentos (de vinhos mais velhos ou sem filtro) e, além disso é um objeto que dá sofisticação à mesa de jantar.

Mas, depois da utilização ficam sempre alguns resíduos no fundo, como se limpa então o decanter?

Não é aconselhável utilizar detergentes mas, aconselha-se a limpá-lo da seguinte forma:



Colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do decanter e cobri-lo com água quente (sem ferver). Ao agitar o decanter, os sedimentos irão desfazer-se. Depois é só enxaguar com bastante água.


Para secar o decanter, deve colocá-lo com o gargalo para baixo, evitando que a mineralidade da água manche o fundo e as paredes do mesmo. Depois de seco, deve guardá-lo com uma folha de papel toalha ou plástico firme no bocal, para evitar as poeiras.


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

9 Comments

  1. Susana...um dica sempre útil!
    Bj amigo e um excelente 2015

    ResponderEliminar
  2. Tenho um igualzinho ao teu mas lavo-o normalmente detergente meto água quente e agito depois passo água e viro para baixo.. Não sabia que não se devia utilizar detergente..

    ResponderEliminar
  3. Já vi daquelas pérolas para limpar o decantador, mas esta técnica parece-me óptima ;) adoro usar bicarbonato de sódio para as limpezas!
    Beijinho e bom ano :)

    ResponderEliminar
  4. Bela dica!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Dearest Susy,
    Clever way for cleaning a decanter!
    Best wishes for 2015.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  6. Boa dica. Obrigada
    Bom fim de semana ;)
    **

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana, uma outra técnica excelente é colocar uma ou duas colheres de sopa de sal grosso no fundo do decanter e deitar um pouco de água bem fria, abanar bem e quase automaticamente todos os resíduos do vinho ficam soltos. De seguida basta passar bem por água e deixar escorrer. Funciona da mesma forma com o frasco do vinagre do galheteiro que fazemos questão de usar na Consoada. Beijinhos e muito bom ano!
    titá Negrão

    ResponderEliminar