Torta de limão

by @Tertúlia da Susy, em 24 de abril de 2013
Na casa dos meus pais, nunca pode deixar de existir esta torta no congelador.
Perguntam porquê?
Porque ao fim de semana apetece sempre um docinho com um cafézinho e, numa emergência que não haja sobremesa confecionada, é esta a solução.
E, a torta come-se fria? Perguntam mais uma vez...
Sim, é mais fácil de partir as fatias e sabe mesmo bem assim geladinha.
Esta torta faz as maravilhas da família, adulta e dos pequenotes.





Ingredientes para a massa
250g açúcar
8 ovos
250g farinha
1 colher (chá) fermento em pó
Raspa ½ limão

Ingredientes para  o recheio
1,5dl água 
250g açúcar
1 pau canela
1 colher (chá) maisena
1 colher (sopa) água
6 gemas



Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte um tabuleiro, forre-o com papel vegetal e unte-o também.
Prepare o recheio: Numa caçarola, coloque a água, o açúcar e o pau de canela. Leve a lume brando e deixe ferver 3 minutos.
À parte, misture a farinha maisena com a colher de água fria e depois junte às gemas já mexidas. Incorpore esta mistura na calda que preparou inicialmente e, leve de novo ao lume até ferver, sem parar de mexer.
Retire e deixe arrefecer.
Entretanto, prepare a massa: Bata o açúcar com os ovos, até obter um creme fofo e branco.
À parte, peneire a farinha com o fermento e misture-lhes depois a raspa de limão. Envolva ao preparado e espalhe no tabuleiro.
Alise com uma espátula e leve então ao forno, durante 10 minutos.
Retire e desenforme, virando o bolo sobre um pano polvilhado com açúcar.
Barre a superfície com o creme que confecionou e enrole em forma de torta.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

37 Comments

  1. me gusta mucho la receta!!!!!!!
    me lo apunto, y la tendré en cuanta, para prepararla un dia de estos
    suerte con tu blog guapa
    un beso

    ResponderEliminar
  2. Susy esta torta me apetece por demais, adorei este recheio bem cremoso, essa vou testar, bjs !!1

    ResponderEliminar
  3. Tem mesmo bom aspecto! Imagino o seu sabor e acompanhada de um café seria perfeito.

    ResponderEliminar
  4. Espectacular!!! A acompanhar um café é um luxo!
    Beijinhos, boa quarta!

    ResponderEliminar
  5. Olá Susy!
    Mas que torta deliciosa... e fresca então, ninguém consegue resistir!

    Uma pergunta: até quando dura o desafio da escolha do ingrediente dos morangos?! Queria ver se tinha tempo de preparar alguma coisa...E como te aviso?! (no teu post já não permite comentários...)

    Beijinhos

    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/04/tarte-de-tomate-cenoura-e-courgette.html

    ResponderEliminar
  6. Adoro tortas mas as minhas nunca me saem nada bem.
    Esta parece-me bem apetitosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Inham, inham, inham! Adorei esta torta, que boa deve ser geladinha! :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de tortas, mas raramente faço pois por norma ficam todas desmanchadas :P
    A tua ficou linda e já comia uma fatia ! Ah se comia :)
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Susy,
    A torta ficou divinal!!
    Cá em casa, não sei se chega a ir ao congelador!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Que deliciaaaa de torta fazme lembrar as tortas de azeitão:) beijinhos bom feriado

    ResponderEliminar
  11. Essa torta está uma tentação...
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  12. Olá, Susy!
    Eu ADORO tortas, mas nunca me aventurei a fazer... Tenho mesmo de experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  13. Hummm que maravilha... e depois tem aquele ingrediente magico... o limao... adoro!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Suzy, uma torta maravilhosa....Ando numa de limão....se calhar aind vou fazer..
    Bjkas
    Tila

    ResponderEliminar
  15. Torta maravilhosa, Susy!
    Amei.
    O limão nunca foi muito bem visto lá em casa, mas ultimamente tudo o que eu faço coloco um pouco do danado e faz uma diferença né :)
    Beijãooo

    ResponderEliminar
  16. Amo rocamboles (tem este nome aqui no Brasil), porém os meus quebram-se ao enrolar...! O seu parece delicioso!

    ResponderEliminar
  17. Uma torta com um aspeto delicioso e se é de limão já sei que vou gostar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Que torta com tão bom aspecto, adorei! Gosto tanto de bolos com limão :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. HUmmm adoro tortas... ainda mais essas que podemos congelar!

    ótima dica!

    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Não sou fã de limão, Susy, mas o rocambole ficou com uma ótima aparência! O bom de congelar é que temos sempre à mão qdo bate aquela vontade!
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  21. Que linda torta, Susy! A receita vai comigo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. susy muito boa a tua torta:)Também quero uma fatia hummmmm!!bjs

    ResponderEliminar
  23. Susana, que torta lindaaa!
    Fiquei com muita vontade de fazer.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Oi Susy, que receitinha boa essa heim?
    Sendo de família então, é sinal de que é deliciosa mesmo.
    Quanto ao bolo de banana sem farinha e sem açúcar, realmente tem tudo dar errado, mas surpreende quem experimenta pq fica bem gostoso mesmo.

    Bjsssssssssss querida.

    ResponderEliminar
  25. Depois de ver a foto e a recita da torta percebo perfeitamente porque nunca podia faltar fatias da torta em casa dos teus pais, é deliciosaaaa

    Bjkas

    ResponderEliminar
  26. Olá...
    ~Que excelente aspecto e sugestão :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. É uma óptima ideia, ter torta congelada :D Esta parece-me uma delícia :D

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  28. Olá, Susy!
    Eu já comia uma fatia desta sua torta! :)
    Passe pelo meu blogue, para petiscarmos alguma coisa, que tenho saudades de a ver por lá!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Ah,que delícia, Susy, essa torta está com uma cor fabulosa, e de limão, então!! Boa sugestão para a sobremesa!
    Bjoss e boa quinta-feira!

    ResponderEliminar
  30. Que maravilha de torta Susy! Com ou sem café, ia mesmo uma fatia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Que aspeto divinalllll gulossaaaaaaaaaaaa :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  32. Olha quando quiseres passar cá por casa, estás à vontade!
    E fazemos essa torta gulosa para ter no meu congelador!! Que te parece???
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
  33. Susy,

    A torta está linda, adoro a cor e não me ocorreria comê-la gelada !
    Mas se tu afianças, pois não tenho porque duvidar, está fantástica !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Que cor super apetitosa que essa torta tem uma verdadeira delicia.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. E que cor deliciosa!! :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Tu nem imaginas o que fiquei curiosa com esta torta. Ja tenho a receita guardar para experimentar! Adorei! Um resto de bm. Fim de semana !

    ResponderEliminar
  37. Adorei!! :)

    Costumo fazer uma torta assim mas de laranja!
    Tenho de experimentar esta de limão :)

    ResponderEliminar