Fishburguer de salmão com migas de broa e aneto com maionese de laranja

Como o verão está a chegar nada melhor que um almoço muito soft mas, muito saboroso, para colmatar os excessos do fim de semana.
Esta receita foi inventada por mim, espero que experimentem e desfutem da junção destes sabores.

Leite de soja Alpro e Pão de mistura com sementes de sésamo dourado e de linhaça


E, nada melhor do que um lanchinho para restabelecer forças para a ginástica diária, correto?
Pois é, quando chego a casa, venho literalmente "esganada" com fome mas, hoje decidi esperar um pouco e fazer este pãozinho para me deliciar com um leitinho de soja de frutos vermelhos, o meu preferido.
Após o lanchinho, vou para a minha bicicleta, fazer mais 20km, a minha média diária :)

Parceria "Alpro"

Mais uma parceria que o meu blog Tertúlia da Susy e o blog  Entre Tachos e Sabores celebraram, desta vez com a Alpro.
Alpro é uma empresa com uma visão sustentável, saudável e amiga do ambiente. A visão de um mundo onde a origem daquilo que comemos está, cada vez mais, nas plantas. A viagem de descoberta começou há 30 anos atrás com a tão nutritiva soja, transformando-a em deliciosas alternativas ao leite de vaca, iogurtes e natas, cremes para barrar e cozinhar, para que todos pudessem desfrutar do poder vegetal em deliciosos alimentos. O último lançamento foi a Bebida de Arroz, mas a Alpro continuará a crescer!

Torta de limão

Na casa dos meus pais, nunca pode deixar de existir esta torta no congelador.
Perguntam porquê?
Porque ao fim de semana apetece sempre um docinho com um cafézinho e, numa emergência que não haja sobremesa confecionada, é esta a solução.
E, a torta come-se fria? Perguntam mais uma vez...
Sim, é mais fácil de partir as fatias e sabe mesmo bem assim geladinha.
Esta torta faz as maravilhas da família, adulta e dos pequenotes.



Empadas de coelho


Lembram-se do Coelho assado com amêndoas, Moscatel e alecrim que fiz no mês passado?
Pois é, o que sobrou do coelho congelei e agora fiz estas empadas, que por sinal ficaram ótimas.

Muffins de manteiga de amendoim e chocolate negro


No passado fim de semana, a casa dos meus pais encheu-se de alegria com os miúdos a saltar de um lado para o outro e sempre à procura de doces, sejam eles gomas, chocolates, muffins, ...
Como na sexta-feira cheguei mais cedo a casa, tive tempo de fazer uns muffins para a criançada e lembrei-me desta receita que vi no blog da querida Joana, "Palavras que enchem a barriga", que tem um índice bem diversificado de muffins.
Espero que se deliciem tanto como os miúdos se deliciaram a comer os meus muffins!!!

Esparguete com Pesto e Morangos

Para quem quer um almoço rápido e está sem disposição para nada mas, tem que o fazer, nada melhor que esta receita. Faz-se em 5 minutos e a casa fica com um cheirinho aromático e delicioso.



Bundt Fresh ginger and chocolate gingerbread/Bundt de gengibre fresco e gengibre de chocolate


Para iniciar a minha participação no grupo Dorie às Sextas, nada melhor que este bolo, completamente diferente e com um sabor bem exótico. Nunca antes tinha usado gengibre fresco na confeção de nenhuma receita, mas posso dizer que fiquei fã.
Este bolo ficou muito fofinho e saboroso e a casa ficou com cheiro super aromático.
Mas, como esta semana, no grupo Cooking World não se falava noutra coisa, senão nos bundts da querida Mena, aqui fica mais uma versão.

Buttermilk (ou leitelho)

O buttermilk ou leitelho (leite de manteiga) é o soro que resulta do fabrico da manteiga (na sua vertente original) ou o resultado da adição de determinada cultura de bactérias ao leite magro (na versão industrial).
Este é um substituto que tem um sabor diferente mas, com um efeito semelhante, porque se obtém um leite ácido.

Bolo de limão sem glutén


A casca ralada e o sumo de limão dão a este bolo uma textura húmida e muito saborosa.
Tem a vantagem de se conservar bem durante vários dias, desde que guardado num recipiente hermético (guarde-o inteiro e corte-o à medida que for sendo consumido).

Arroz de bacalhau com pimento vermelho e hortelã


Para dar inicio à eleboração de receitas com os produtos disponibilizados através da parceria Bom Sucesso, nada melhor que um prato tipicamente português.
Este arroz de bacalhau foi feito com arroz agulha Bom Sucesso, que é um arroz de grão fino e longo, vítreo e consistente, que fica solto e seco, como eu gosto.

Parceria "Bom Sucesso"

A Tertúlia da Susy conjuntamente com o blog da querida Joana,  Entre Tachos e Sabores realizou uma parceira com a marca Bom Sucesso.
A marca Bom Sucesso é um das marcas disponíveis no portfólio da Orivárzea, a de maior notoriedade tanto no mercado doméstico como entre os Chefes de Cozinha mais proeminentes em Portugal, sendo além disso exportada para vários países do mercado europeu.
Com um rigoroso controle de qualidade em todas as fases do processo de produção, o qual termina na seleção grão a grão e no embalamento em atmosfera controlada. É um arroz premium distinguido pelo quinto ano consecutivo com o prémio Sabor do Ano. É ainda o único arroz produzido em toda a Europa certificado nos Sistemas de Gestão da Qualidade. 


Bom Sucesso Carolino é um arroz da variedade japónica, mais volumoso e aveludado que incha mais e cria mais goma que as outras variedades. É o tipo de arroz mais genuinamente português e as suas características fazem com que absorva como nenhum outro os aromas e sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado. É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses, mas também de outras gastronomias como o Risotto ou a Paella.








Rebuçado de queijo de cabra com compota de abóbora e laranja com mel de rosmaninho e eucalipto, canela e amêndoa


Para dar inicio ao passatempo "meia.dúzia de mimos para ti" para a comemoração do dia da Mãe, resolvi fazer uma entrada ou sobremesa, muito simples, bonita e muito saborosa e requintada.
Ofereço este rebuçado à minha mãe Maria Manuel e às minhas avós materna e paterna, Adelina e Deolinda, respetivamente, por serem pacientes e por me educarem e fazerem de mim a mulher que hoje sou.
A todas as mães do mundo dedico este passatempo e este rebuçado.

Pão de abóbora


Já andava há imenso tempo a olhar para esta receita e, no fim de semana decidi abrir a abóbora que a minha sogra me deu.
É um pão um pouco húmido mas, bastante saboroso que até parece um bolo.
E... um dia não são dias, não é assim?

Bola de morcela e maçã aromatizada com canela


Lembram-se de ter feito as Crackers caseiras e de ter referido que a massa tinha ficado muito mole?
Pois bem, como não estava com muita paciência de estar a fazer as bolachas com a massa assim, decidi aproveitá-la para fazer uma bola.
Só a estou a publicar agora, porque me esqueci :)

Cogumelos recheados no forno


Para participar no passatempo que a Joana do blog  Palavras que enchem a barriga resolveu fazer para comemorar os 500 seguidores e, depois de me ter enganado no que era suposto fazer para o mesmo, aqui vai.
Decidi optar por uma nova experiência tanto a nível de ingredientes (nunca tinha usado cogumelos Portobello) como pela experiência vegetariana (2ª tentativa).

Canja Knorr

Nada melhor que uma canjinha, para ajudar a reconfortar, quando se está com uma constipação.
Aprendi com a minha mãe a fazer esta canjinha (que não é de galinha) que eu adoro.
Quando estou constipada ou quando chego a casa com muito frio, como muitas vezes esta canja, pois fico "a ferver".
É uma refeição simples, rápida e económica.

Croquetes de feijão preto e sementes de linhaça no forno



Para comemorar os 500 seguidores, a Joana do blog Palavras que enchem a barriga lançou um desafio de inventarmos uma receita vegetariana mas, como eu leio tudo à pressa não li a parte de inventarem e, fui fazer uma receita da lista da Joana.
Ok... então a participação no passatempo tem que ficar para depois :(

Passatempo "meia.dúzia de mimos para ti"


Como referimos ontem, os blogues Tertúlia da Susy e Entre Tachos e Sabores, celebraram uma parceria com a marca meia.dúzia e, com essa parceria vem um passatempo para o dia da Mãe para os nossos leitores.
Esse passatempo é realizado conjuntamente pelos dois blogues, por isso as participações podem ser validadas no blog Tertúlia da Susy e no blog Entre Tachos e Sabores, ou seja, é um prémio único para os participantes dos dois blogues.
O passatempo chama-se “meia.dúzia de mimos para ti” e consiste na elaboração de um prato salgado ou doce com um ou mais produtos da marca meia.dúzia. A marca é composta pela originalidade da conjunção de sabores e das próprias embalagens e por isso, o objetivo desse passatempo será a originalidade dos pratos criados, tendo como base o dia da mãe.
O passatempo vai decorrer de dia 15 de abril até dia 3 de maio às 23.59h.
O júri deste passatempo será a marca meia.dúzia, e quem confecionar o prato vencedor, receberá um pack meia.dúzia, que é composto por seis compotas de sabores diferentes e um miminho adicional da marca que será surpresa.

A divulgação está a ser atempada, para poderem ter tempo de comprar os produtos (quem ainda não os tiver) e pensar numa receita original.

Sopa rica de peixes


Esta sopa, feita pela minha querida mamã, é baseada na sopa do restaurante Solar dos Presuntos e é uma sopa bastante apreciada pelo meu pai.
Por vergonha, nem digo quantos pratos o meu pai come :)
É uma sopa muito nutritiva e aconchegante, para aqueles dias mais frios.

Scones


O scone é um pãozinho redondo, de origem escocesa, muito leve, macio e crocante, indispensável para acompanhar um chá ou um café ao pequeno-almoço ou um licor ao lanche. Pode ser doce ou salgado, depende da criatividade de combinar ingredientes para o seu recheio.
Eu gosto mesmo de os comer simples e, no fim de semana degustei-os ao lanche, acompanhados por um bom licor e pela minha querida família.
Desta vez usei o preparado da massa, para ser mais rápido.

Parceria "meia.dúzia"

Hoje trago-vos uma boa nova, o blog Tertúlia da Susy em conjunto com a querida Joana, do blog Entre Tachos e Sabores, fizeram uma parceria com a empresa meia.dúzia Portuguese Flavours Experience.
O conceito da meia.dúzia é proporcionar experiências de degustação de sabores em Packs de meia.dúzia, para saborerar ou oferecer a um amigo ou a quem mais gosta de uma experiência única de sabores.
A inspiração surge do mundo da pintura e, nos tubos de tinta deixam o metal à vista nas bisnagas e utilizam uma paleta de cores com os tons das frutas, desde o amarelo da pêra, o verde da maçã ou kiwi ao azul do mirtilo.
As embalagens são práticas e higiénicas e preservam durante mais tempo a cor e sabor característico das frutas e dos ingredientes que lhe dão aromas. Podem ser transportadas de forma fácil e utilizadas de forma simples e criativa.
Os doces da meia.dúzia são preparados artesanalmente, com mais de 55% de frutas, embalados em bisnaga e cuidadosamente etiquetadas e colocadas em caixa manualmente.
De certo que ficaram super curiosos para conhecer e experimentar estes maravilhosos produtos e para poderem ficar a conhecer ainda melhor a marca e os seus produtos podem aceder à página de facebook https://www.facebook.com/pages/meiaduzia/208452885957592
Brevemente iremos divulgar um passatempo em conjunto com esta marca, por isso fiquem atentos, de certo que vão gostar.

Crackers caseiras


Adoro bolachas de água e sal cobertas de compota e, assim que descobri esta receita no blog Petiscos e miminhos guardei-a logo.
A massa ficou muito mole e não consegui que as bolachinhas ficassem com o formato exato das minhas formas mas, o que interessa é o sabor e, para a próxima ficam melhor. Sim, porque ficaram tão boas que vou repetir.

Feijoada com enchidos


A feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.
A feijoada é um prato muito apreciado na minha família, geralmente confecionado pela minha mãe ou pela minha tia Carmita.
A feijoada da família é composta por carnes de porco e enchidos mas, na minha 1ª versão optei apenas por enchidos (gulosa).

Tapas de salmão e queijo de cabra


As tapas são uma grande variedade de pequenos aperitivos ou lanches que se servem como acompanhamento de uma bebida e que fazem parte da cultura espanhola.
O grande intervalo entre o pequeno-almoço e a hora da refeição em muitos países mediterrânicos, faz com que seja necessário tomar um aperitivo, um petisco, um lanche ou a “tapita”.
A bebida que habitualmente acompanha essa comida ligeira é o vinho, se bem que possa diferir de zona para zona. Por exemplo:
Numa cozinha mais sofisticada, as tapas passaram a ser apreciadas também ao almoço e ao jantar.

Iscas de vitela guisadas com abóbora e sementes de sésamo

As iscas de vitela são um alimento com muitos nutrientes e muito saborosas.
As iscas de vitela têm menos probabilidade de acumular toxinas como pesticidas, hormonas do que as iscas de animais mais velhos.

Sashimi de salmão

O sashimi é uma iguaria da culinária japonesa, que consiste  em usar peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho, no qual estes podem ser mergulhados (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada.
Pois bem, o que apresento não é um verdadeiro sashimi mas, pode servir como uma entrada ou um lanchinho especial e rápido.


Tarte de queijo gruyère com cobertura de doce de framboesa


Para comemorar o aniversário do blog A cozinha da Kinhas no próximo dia 17 de abril que, por sinal também é o aniversário da minha querida mãe, nada melhor que o queijo... ingrediente que eu tanto aprecio e que nunca pode faltar cá em casa.
Pois bem, a minha escolha recaiu no queijo gruyère, ao qual a publicidade lhe dá o nome de coroa suprema - o rei, por ser o queijo mais consumido na Suiça.
Eu adoro queijo de qualquer forma e como entrada, prato principal ou até mesmo sobremesa.
Minha amiga Catarina, espero que gostes e desfrutes na companhia da tua família e amigos.

Frango no forno com mel e tomilho-limão

Esta refeição foi especialmente elaborada para testar a minha ultra-pro (sem ser com bolos ou pão).
Peço desculpa pela fotografia, mas só consegui tirar esta, antes do "ataque"...


Laranja com estrela de anis e pau de canela

Quando aparecem convidados surpresa em casa e, ups não existe nenhuma sobremesa confecionada. Que faço? Pânico!!!
Não, claro que não... A fruta é sempre uma bola aliada nestas situações, basta decorá-la um pouco, para ficar mais convidativa e ser a rainha das sobremesas.
Ah... não esquecer que esta sobremesa é igualmente deliciosa para os diabéticos.


Agradecimento

Agradeço à Joana do blog Palavras que enchem a barriga pelo presente que recebi do passatempo "As melhores bolachas com pepitas de chocolate".

Recebi uma embalagem de pepitas de chocolate da Vahiné e um livro "The Good Cookie", com receitas fantásticas.


Pão de Ló Tradicional


A minha irmã já andava com desejo de fazer um pão de ló há imenso tempo e, como é típico da Páscoa e nesta altura há sempre muitos ovos (das nossas galinhas), pôs mãos à obra.
Eu ajudei-a... a comer. Estava bem fofinho e amarelinho.

Linguini com rolinhos anchovados de biqueirão com alcaparras


Comprei uma latinha (pequenina) de rolinhos anchovados de biqueirão com alcaparras, na Conserveira de Lisboa e, após chegar a casa, decidi que o melhor acompanhamento era linguini.
Uma receita simples, económica, prática e muito saborosa.