Rojões com cogumelos e soja

Mais uma receita ideal para estes tempos de calor que se aproximam... Porquê? Porque não tem hidratos de carbono e é uma boa sugestão para os jantares e para manter a linha!


Sopa de tomate com ovo escalfado

Dia da Liberdade - 25 de abril

A data celebra a revolta dos militares que nesta data levaram a cabo um golpe de estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
O movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários teve o apoio da população portuguesa.
Após a revolução foi nomeado António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.



Quinta do Carqueijal Rosé

É um vinho da região do Douro, muito frutado e com aromais florais e com um grau alcoólico de 12,5%.
Possui 90% de Touriga Franca, 5% de Touriga Nacional e 5% de Tinta Roriz como castas, proporcionando assim uma prova suave e delicada com um final persistente mesmo sendo um vinho de carácter único e com uma personalidade forte.
Deve ser servido a uma temperatura de 8-10ºC.
É um excelente vinho para entradas.

Eu acompanhei com Cogumelos à La Creme (ver aqui).



Cogumelos à la creme


Todos os dias vejo dezenas de receitas, guardo-as em papel ou em suporte digital para mais tarde fazer.
Mas... mais tarde, surgem outras e outras e as que já tinha guardado ficam "esquecidas"...
Mas, quando vi recebi este vinho rosé da parceria que fiz com a Quinta Seara d'Ordens lembrei que combinava mesmo bem com uma receita que tinha guardado recentemente, dum livro antigo da minha mãe (que já nem tem capa, daí não indicar a origem).

Crumble de morcela e maçã


Uma entrada para os dias mais frios, muito fácil de confecionar e bem deliciosa em que se combinam sabores contrastantes da maçã doce e da morcela.
Esta entrada torna-se diferente e nada enjoativa. 

Carne de porco com tomilho e especiarias

Cada dia que passa me surpreendo a mim própria na descoberta e no gosto de sabores exóticos e bem diferentes da minha infância e adolescência.
É um abrir de paladares a que me estou a habituar e nem sempre o consigo fazer "fora de casa", sendo pois prática "quase" regular fazê-lo in home aos poucos...
Esta receita leva-nos ao mundo oriental dos sabores com a conjugação de diferentes especiarias, ficando levemente doce mas não em demasia.


Folar de bacalhau

Sexta-Feira Santa, ou "Sexta-Feira da Paixão", é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência em respeito a veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência e de qualquer ato que se refira a prazer.
Atualmente, a abstinência não passa por não comer carne neste dia e, sim por se imporem outros tipos de "sacrifícios" a que estejamos predispostos. 


Folar da Páscoa

Páscoa significa passagem e é a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na Sexta-Feira Santa é celebrada a crucificação de Jesus e no Domingo de Páscoa se celebra a Ressurreição e a sua primeira aparição para os seus discípulos.

Como uma celebração deve ser comemorada com um doce, deixo-vos o meu Folar da Páscoa, onde poderão ver a história da sua origem aqui.

Além disso, hoje é um dia muito especial porque a minha mamã faz aninhos.

Feliz Aniversário Mãe, com muito amor 


Pão de citrinos


A minha sogra deu-me esta receita e pareceu-me ideal para fazer agora na Páscoa. Apesar de ser um pão, fica um pouco doce e muito fofinho, quase que parece um folar mas mais leve.
A massa fica bem elástica e muito moldável, podendo assim dar a forma que pretende.
Só tenho pena que não consigam cheirar esta delicia...

Sumo verde


A Margão - Alma e Sabor aos seus pratos, por ocasião dos 125 anos da McCormick, criou uma campanha solidária de luta contra a fome, na qual todos podemos participar.
Para isso, basta partilhar uma história relacionada com sabores. Por cada história partilhada, será doado 1 dólar a uma instituição.
Eu já participei, partilhando a minha história! Participa também! (clica aqui)
" Sempre fui muito esquisita na comida, até ao ponto de fazer birras e preferir passar sem comer...Até há 5 anos atrás (antes de vir viver para Lisboa) nunca precisei (nem me preocupei)de cozinhar, deixando essa tarefa para a minha mãe e a minha irmã.Mas, a vida dá-nos a volta e quando comecei a viver sozinha, tive que me desenrascar. Nos primeiros tempos ainda trazia comida feita pela mamã mas, aos poucos fui ficando curiosa na descoberta de novos sabores e novos ingredientes. Com esta descoberta, surgiu a vontade de cozinhar e aprender mais e mais.
A cozinha trouxe-me felicidade, aprendizagem e amizades."

Parceria Iswari

Tive o prazer de efetuar mais uma parceria, desta vez com a marca Iswari.


Comemoração do 36.º aniversário no São Gabriel

Eu faço anos em fevereiro, é verdade mas, disse ao meu marido que queria ir ao restaurante São Gabriel festejá-los e, como este só abria no inicio de março, só fizemos a comemoração oficial agora.

Já conhecia a cozinha do Chef Leonel Pereira do restaurante Panorama, também na comemoração de um aniversário meu. Na altura, eu e o meu marido ficamos incrédulos na falta de estrela Michelin deste Chef, fazendo a comparação com outros que tinham e a nosso ver, muito inferiores.

Em novembro de 2013, no encerramento da Rota das Estrelas, conhecemos pessoalmente o Chef Leonel Pereira entre outros e, gostamos bastante da sua simplicidade e simpatia.

Foram cerca de 30 km de táxi (primeiro taxista normal) onde eu só ouvia um burburinho de fundo, que era o meu marido a conversar com o taxista e eu, me perdia nos meus pensamentos.
Os meus pensamentos e a minha ansiedade em conhecer o restaurante eram muitas e a expectativa era alta e assim eu contemplava a paisagem durante a longa viagem.

Chegados ao restaurante São Gabriel, fomos muito bem recebidos e contemplados com uma mesa cheia de confetis de aniversário e as boas vindas pessoais do Chef Leonel Pereira que nos questionou o que queríamos jantar e que nós decidimos deixar ao seu encargo.


Cubinhos de coco

A minha colega Paula quando soube que eu gostava de cozinhar e tendo ela origem chinesa, ofereceu-me um livro de culinária dessa região.
Claro que, gulosa como sou, a primeira receita que fiz foi logo um doce que me saltou à vista, gostando eu muito de coco.


Participações da 12ª edição "A escolha do ingrediente"

E, como nada é eterno, esta foi a última edição deste projeto - 1 ano - que superou todas as minhas expectativas quando o iniciei. Por isso, obrigada a todos os que acreditaram como eu.
Vamos então ao desfile de iguarias, onde o ingrediente escolhido foi o salmão.



Sopa de legumes

Aqui está a prova de que uma refeição simples e tão "normal" como é a sopa, pode ser transformada em algo diferente e com uma apresentação que dá mesmo vontade de comer.


Bulgur anchovado

Cada vez mais existe a tendência de experimentar novos ingredientes e fazer uma alimentação mais saudável. 
Ora, nem sempre isso é fácil mas, eu também não desisto à primeira...
A a primeira vez que comi bulgur não gostei mas, voltei a experimentar e até acho que o sabor é agradável. Não estamos (o povo ocidental) muitos habituados a estes sabores "diferentes" mas feitos com ingredientes que gostamos, é fácil adaptarmo-nos.


Pão escuro de Boston

Toda a gente sabe que eu sou completamente apaixonada por pão e, depois de ter adquirido o mais recente o livro com 200 receitas, parece que quero fazer todas. 
Por isso, convido-vos a experimentarem este pão e saborearem-no na companhia da vossa família durante o fim-de-semana.


Papos-de-Anjo em calda de frutos vermelhos


Mais uma edição do Dia Um... Na Cozinha! que chega e desta vez com a Doçaria Regional, a 11.ª edição.
Já me tinha estreado nesta área com uma encharcada mas, desta vez foram os Papos-de-Anjo, com um toque um pouco diferente.