Bolo de figos secos

by @Tertúlia da Susy, em 30 de março de 2016

Bolos, bolos e mais bolos... ultimamente só publico bolos!!! Mas, não quer dizer que não faça mais nada, só que a preguiça apoderou-se de mim...
Este bolo fica bem saboroso, com o toque da baunilha e a cobertura ajuda-o a ficar mais húmido; sabe mesmo bem depois de um dia de trabalho intenso.


Adaptado de
Receitas Low Cost Doces

Massa
5 ovos
200g de açúcar
180g de manteiga
200g de farinha
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (café) de sementes de baunilha
50g de figos
manteiga q.b.

Cobertura
50ml de pudim instantâneo de baunilha
figos secos q.b.


Preparação
Unte uma forma, tipo bolo inglês, com manteiga; forre-a com papel vegetal, também untado. Ligue o forno a 180.ºC.
Bata as gemas com o açúcar; adicione a manteiga derretida, a farinha e o fermento.
Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Aromatize a massa com a baunilha e verta-a na forma. Disponha os figos, cortados em pedaços, à superfície. Leve ao forno durante 40 minutos; retire. Deixe arrefecer e desenforme.
Confecione a cobertura: prepare o pudim, seguindo as instruções da embalagem, e verta-o sobre o bolo. Deixe escorrer um pouco e sirva decorado com figos secos às rodelas.

Nota: se quiser, pode deixar o pudim ficar na travessa de servir e comer com o bolo, eu adoro.


Tempo de preparação: 1 hora 
Quantidade: 10 pessoas 
Custo: económico 
Grau de dificuldade: fácil (*) 
Vegetariano: Sim
Para crianças: Sim 
Ingrediente principal: Figos
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

12 Comments

  1. Deve ser delicioso!!
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O bolo parece-me delicioso com o sabor a baunilha!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro bolo de figos! Sabe-me a infância pois a minha mãe fazia sempre pelo natal! Este ano não fiz mas comprei figos e tenho-os guardados para fazer quando a dieta permitir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. que bolo com aspeto delicioso, deve ter um sabor maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de figos secos por isso acho que ia adorar esse bolo, ficou com tão bom aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Ena, que bom aspecto!!! Deve sr fantástico.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi um bolo com figos e confesso que adorava provar este, excelente aspecto.

    ResponderEliminar
  8. Oh Susy, seguro esta delicioso¡¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  9. Está com um aspecto delicioso, ia bem agora ao lanche :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  10. Hummm... eu quero... Que delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que delicia de bolo!
    Ficou com uma cobertura top!!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Não me importo nada! Os teus bolos têm sempre bom aspeto :D Esse é um bom exemplo ;)

    ResponderEliminar