Xerém [com conquilhas]


Xerém é um prato tradicional português, levado também para o Brasil e Cabo Verde, onde também é considerado tradicional. Consiste numa papa feita à base de farinha de milho, sendo acompanhado por ingredientes carater´siticos de cada uma das regiões onde é preparado.
Em Portugal, o xerém é considerado um prato típico da região do Algarve, em particular de Olhão, onde é frequente prepará-lo com amêijoas, toucinho, presunto e chouriço.
Também pode ser acompanhado por torresmos, carne de porco ou sardinhas assadas.

Melancia

A melancia é um dos frutos mais consumidos no verão, seja pela cor, textura ou sabor. É consumida como fruta, sumos, granizados, gelados, sobremesas e saladas e está associada a muitas dietas, uma vez que é uma fruta com baixo valor calórico.
A melancia é composta por água (cerca de 90%), carbohidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

2.ª Edição Chef's à Pesca - Caldeirada à Fragateiro



Em vésperas de caldeirada, o outro dia,
Já que o peixe estava todo reunido,
Teve o guraz a ideia de falar à assembleia,
No que foi muito aplaudido.
(CaldeiradaAmália Rodrigues)

Fonte: Gesticook

As tendências da culinária para este verão

O verão não traz só o sol, o calor, o bronze, a praia e as roupas mais frescas e curtas, mas também a necessidade de ter uma gastronomia mais leve e rápida de preparar, sem perder todo o sabor.
As tendências gastronómicas não divergem muito de ano para ano, principalmente nesta altura, mas variam consoante os gostos e as preferências de cada um. Há quem goste de comer um bom churrasco numa tarde de sol tórrido, como há quem passe bem com uma sandes ou com um prato bem mais leve. Uma coisa é certa: as comidas pesadas e de longa preparação não são aquelas que deve privilegiar ou comer diariamente. Para além de provocarem digestões difíceis, naõ combinam muito bem com um tempo de muito calor, ainda mais se estiver de férias e fizer praia durante grande parte do dia.
Portanto, para este verão, aconselha-se que prepare, com mais frequência, estes três tipos de refeições: fáceis, rápidos e simples, que se tornam também nas grandes tendências para esta estação do ano.

Saladas frias

Fonte: Pinterest

Espirais com legumes e frango




Experimentei as massas para wok da Milaneza e não podia ficar mais satisfeita; são super rápidas e tão saborosas.
O meu marido adora e está sempre a pedir-me para fazer "massa com coisas". Podemos fazer este tipo de refeição com os legumes que tivermos em casa e, é também uma boa maneira de usar os aproveitamentos.

Cuscuz com legumes


O calendário ditou o início do verão. Há que aproveitar o calor, a praia, as esplanadas, as companhias, as patuscadas e deixar as tristezas frias do mundo de lado.
Esta receita é usual cá em casa, nestes dias de calor, muito rápida, saudável, saborosa e colorida.

Viva o verão!!! Viva Portugal!!!