Feijoada de lingueirão

by @Tertúlia da Susy, em 21 de setembro de 2017

Julgo que a primeira vez que comi lingueirão foi no Portinho da Arrábida, com os meus pais, era eu uma miúda. Na altura chamamos-lhe navalhas...
Mais tarde, em Portimão, descobrimos um restaurante que servia uns lingueirões à bulhão pato, simplesmente deliciosos. Eu e o meu cunhado deliciavamo-nos.
Esse restaurante foi perdendo qualidade e, nas minhas idas ao Algarve já não conseguia encontrar lingueirão que me maravilhasse.
Agora, quando me apetece, faço eu. Espero que gostem!!!


Ingredientes
1kg de lingueirão
3 cebolas
2 dentes de alho
6 tomates
1 fio de azeite
água q.b.
1 lata de feijão-manteiga (cerca de 800g)
1 cenoura
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
pimenta preta Suldouro q.b.
piri-piri Suldouro q.b.
1 colher (café) de cominhos Suldouro q.b.
1 punhado de coentros frescos
arroz basmati q.b.



Preparação
Retire as cordas/elásticos ao lingueirão e, deixe-o solto em água com sal marinho. Vá mudando a água, para o lingueirão perder a areia. Faça esta operação cerca de 2 horas antes de cozinhar o lingueirão, pois apesar do marisco que compramos estar depurado, não é o suficiente.
Descasque as cebolas e os alhos, pique-os e refogue-os um pouco, em azeite. Depois, retire a pele aos tomates, corte-os aos pedaços e adicione-os ao refogado. Mexa, de vez em quando. Adicione um pouco de água e, se necessário, até os tomates desfazerem.
Descasque a cenoura, corte-a ao meio e depois, lamine-a. Adicione ao preparado anterior.
Tempere com sal, pimenta preta, cominhos e piri-piri.
Separe o lingueirão da casca, passe-o por água e reserve.
Quando a cenoura estiver quase macia, junte o lingueirão (anteriormente separado da casca) e o feijão-manteiga, previamente lavado.
Retifique os temperos, caso seja necessário e deixe cozinhar cerca de 7 minutos.
Lave os coentros, pique-os e polvilhe a feijoada.
Sirva com arroz basmati.



Tempo de preparação: 45 minutos
Quantidade: 4 pessoas
Custo: médio
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Lingueirão


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

5 Comments

  1. Nunca comi lingueirão mas essa feijoada tem ótimo aspeto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Elisabete Alves21/09/17, 23:49

    Já comi das melhores que podes provar..tenho que testar a tua um dia destes 😀😀

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras da Elisabete: "nunca comi lingueirão" mas essa feijoada ficou com um aspeto divinal.
    Já comia uma pratada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/pate-de-berinjela-assada-e-atum.html

    ResponderEliminar
  4. Adoro feijoada de lingueirão. Todos os anos, nas férias, vamos ao Pedro em Cabanas de Tavira para uma feijoada destas. Acho que há uns anos que já não está na ementa, mas basta pedir e eles fazem - e é uma delícia.
    Esta receita é diferente, mas tem um óptimo aspecto. Ia bastante bem agora, que já é quase hora de almoço! :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar