Bolo de espelta, alfarroba e tângera

by @Tertúlia da Susy, em 20 de novembro de 2017
5 anos de blog? Será possível? Parece-me bem que sim. Ora cá vai mais uma história...


Este ano é especial, porquê? Porque estou na minha cidade, juntamente com a minha família e, recentemente "adotei" uma gatinha de 4 meses, que apareceu em casa da minha mana, é a Lucky.
Este ano foi um ano de mudanças, mudanças positivas e muito boas. Posso dizer que sou uma pessoa feliz, de bem com a vida e com os outros. É certo que tenho menos tempo aqui para o meu "cantinho" mas, sempre que posso tento dar continuidade e reposta aos meus fieis seguidores e amigos, que tanto me encorajam a continuar. Um bem-haja a todos vós.


Ingredientes
3 tângeras, biológicas
3 ovos
1 chávena de chá de farinha de alfarroba
2 chávenas de chá de farinha integral de espelta
1 chávena de chá de açúcar de coco
1 colher de chá de fermento em pó
água q.b.
manteiga para untar q.b.
farinha para polvilhar q.b.
raspa de tângera q.b.


Preparação
Numa panela, coloque as tângeras cobertas de água fria e deixe ferver 15 minutos. Deite a água fora e volte a repetir o processo, para não sentir o ácido das tângeras.
Deixe arrefecer um pouco e, abra-as ao meio e retire os caroços. Depois, coloque as tângeras, com a casca num liquidificador e pulse, até obter um puré.
À parte, coloque numa taça, os ovos, o açúcar, as farinhas e o fermento e envolva. Misture o puré de tângera. Envolva tudo.
Unte uma forma e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve a forno, a 180.ºC, cerca de 1 hora.
Faça o teste do palito, para verificar se o bolo está cozido. Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme.
Decore com raspa de tângera e sirva.


Tempo de preparação: 30 minutos
Quantidade: 6 pessoas
Custo: económico
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Tângeras
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

9 Comments

  1. Muitos parabéns e que venham muitos mais anos! :) E que bela forma de comemorar com este delicioso bolo. A gatinha é muito fofa. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. A tua galinha é muito bonita! Cá por casa temos uma Safira! Vou levar a receita do bolo pois parece delicioso e é saudável como eu gosto! Muitos parabéns por estes 5 anos! Venham mais 5! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. tem um aspecto bem fofo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns para o blog e que venham muitos mais anos, e esse bolo está com um aspeto delicioso mesmo perfeitinho.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Que bom aspecto... nunca experimentei espelta ou alfarroba acreditas?!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  6. Que rico bolo.
    Parabéns.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns pelo aniversário do blogue :)
    Que venham muitos mais!
    O bolo ficou com um aspecto maravilhoso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo blog e venham muitos mais anos de partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar