Regras de Alimentação Saudável


(imagem retirada da internet)

Para ter uma alimentação saudável, é necessário seguir algumas regras, que se indicam abaixo:
  1. Tomar sempre um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado;
  2. Comer várias vezes ao dia, 5 a 6 refeições diárias;
  3. Não passar mais de 3 horas e meia sem comer;
  4. Comer com alma, mastigando corretamente os alimentos;
  5. Beber água (1,5-2 L/dia), ao longo do dia, de preferência no intervalo das refeições;
  6. Consumir 5 porções de fruta e legumes por dia (guarde a fruta para comer no intervalo das refeições);
  7. Ingerir diariamente produtos lácteos (leite, iogurte, queijo);
  8. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal, recomenda-se o consumo de 20-30 g/dia;
  9. Preferir o azeite a qualquer tipo de gordura para temperar e cozinhar;
  10. Cozinhar de forma simples, à base de grelhados, cozidos ou estufados sem gordura;
  11. Evitar fritos, molhos, folhados ou ementas com muita gordura;
  12. Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes);
  13. Diminuir o consumo de sal, máximo 5g/dia;
  14. Evitar bebidas alcoólicas;
  15. Variar o mais possível os alimentos e combiná-los de forma correta;
  16. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados e condimentados à noite, pois a digestão é mais lenta e difícil;
  17. Praticar exercício físico, nem que seja andar a pé 30 minutos/dia.

Bundt Cake de canela, nozes, girassol e vinho do Porto [modo tradicional e robot de cozinha]

Alguém diz com lentidão:
“Lisboa, sabes…”
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus e degraus até ao rio.Eu sei. E tu, sabias?
(Eugénio de Andrade, in Até Amanhã, 1956)


Salteado de gambas, ervilhas de quebrar [ou ervilhas tortas] e manga

Finalmente arranjei um bocadinho de tempo para vos escrever, meus amigos e meus leitores.
Como sabem, mudei de cidade, de casa, de emprego e "comecei" a minha vida de casada. É verdade, após 5 anos de casamento (aos fins de semana e férias), posso dizer que agora é que é para valer (se é que me entendem)!
Tanta mudança junta não tem sido fácil, mas como costumo dizer, nós fazemos os sítios e ajustamo-nos.
Saí da cidade que me acolheu durante quase 8 anos, a cidade que eu não queria e que me recebeu de braços abertos; a cidade que eu ADORO e que muitas saudades tenho; a cidade que fica para sempre no meu coração (num cantinho muito especial); a grandiosa cidade LISBOA.


Como combater os excessos?

As festas da época que está prestes a terminar (Natal, Ano Novo e Reis) são uma altura em que se cometem alguns excessos, relativamente à alimentação e, indico assim alguns truques e dicas (por muitos já conhecidas) de equilibrar o estilo de vida saudável.

  1. Beber, pelo menos 1, 5 litros de água por dia, para limpar as impurezas do corpo e favorecer o bom funcionamento dos rins.
  2. Nunca esquecer de tomar o pequeno-almoço, sendo que este é a refeição mais importante do dia, ingerindo os nutrientes necessários ao nosso organismo.
  3. Reduzir o consumo de sal, favorecendo a salicórnia ou o sal marinho ao sal refinado.
  4. Comer fruta mas, com moderação, pois é rica em açúcar mas, também uma fonte de vitaminas e minerais.
  5. Privilegiar o consumo de legumes, pois são excelentes fontes de fibras e proteínas.
  6. Reduzir ou eliminar (mesmo que temporariamente) o consumo de álcool. estas bebidas são ricas em açúcar.
  7. Favorecer cozinhados a vapor ou cozidos.
  8. Evitar carnes e peixes gordos e optar por alimentos magros.
  9. Praticar exercício físico regularmente.