Pain d'epi de sal marinho & azeite

by @Tertúlia da Susy, em 25 de outubro de 2013

Há uns anos comprei uma máquina de fazer pão mas, acho-a um pouco grande e como já não tenho muito espaço aqui em Lisboa, deixei-a em Leiria.
Mas, desde que comecei com o meu blog, que me tento a fazer pão (à minha maneira e manualmente) para os meus pequenos-almoços.

Adaptado de
Lorraine Pascal-Cozinhar em Casa é Fácil

Ingredientes

275g de farinha de trigo integral
1 pitada de sal marinho Marnoto by Necton
25g de fermento de padeiro
1,5-1,85dl de água morna
1 colher (sopa) de Azeite Castelo de Marvão



Preparação
Coloque a farinha, o sal marinho e o fermento numa tigela grande. Junte água suficiente para formar uma massa macia e depois acrescente o azeite e misture com uma colher de pau até começar a ligar. Poise a colher e, com as mãos, aperte até formar uma bola. Amasse 10 minutos à mão ou 5 minutos na máquina.
Polvilhe um tabuleiro grande com farinha, dê à massa a forma que pretender. Cubra o tabuleiro com película aderente untada para que fique hermético, mas não demasiado esticado, pois deverá dar espaço à massa que vai expandir-se. Deixe num lugar quente cerca de 1 hora, ou até ter duplicado de tamanho.
Aqueça previamente o forno a 200ºC. Assim que a massa tiver praticamente duplicado de volume, retire a película e polvilhe com farinha. Coloque o pão no tabuleiro untado e polvilhe-o com farinha e sal marinho.
Deixe cozer cerca de 25 minutos ou até o pão ficar pronto.


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

27 Comments

  1. wuau wuau mas que maravilha parece broa esta 5* e essas fatias miam miam com manteiga e doce de tomate humm bjs bs

    ResponderEliminar
  2. Nada como ter pão caseiro! Chamo a isso, qualidade de vida :)
    Tem um excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou fantástico este pão Susy, e sabe tão bem comer um pãozinho fresco e feito por nós.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que pãozinho apetitoso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Faz pouco que comecei a fazer pão em casa e digo que não ha nada melhor, o teu ficou com aspecto otimo, Susy obrigada pelo convite para o passatempo, mas desta vez não poderei participar, estou com o tempo curto, quem sabe na proxima bjs !!!

    ResponderEliminar
  6. esto pan parece ser muy bonito puedo haberne un trozo..besos simmy

    ResponderEliminar
  7. Se ve muy rico,yo quiero comprarme la panificadora pero por falta de espacio todavia no la tengo, ya veo que tú no la necesitas....besos

    ResponderEliminar
  8. Eu utilizo bastante a MFP, nem que seja para amassar. Este teu pão ficou com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  9. Ciao Susy, complimenti ottimo pane!
    Grazie della visita, sarà un piacere seguirti.
    A presto!

    ResponderEliminar
  10. Que pãozinho tão bom!! Não tenho muito hábito de fazer, tenho medo que corra mal :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Que bom este pão, Susana! Adoro pão assim, denso e rústico.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Excelente sugestão :-) tem óptimo aspecto :-)

    ResponderEliminar
  13. Adoro fazer pão em casa e este parece-me delicioso
    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Que pão gostoso Suzy! Me apetece uns bocadinhos com manteiga; acompanhado de café com leite! Ui que delicia! Beijos e bom fim de semana! Paula

    ResponderEliminar
  15. Está com aquele aspeto rústico de que gosto tanto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Bom dia!!!
    Nossa que bom se eu tivesse um pedaço agora pra tomar meu café, vou ficar só na vontade hummmm
    Abraços sempre com carinho

    Bjussss

    . (.") .
    . /█\..└──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  17. Olá Susy,
    Que pão maravilhoso.
    Adoro fazer pão em casa, deixa um cheirinho espetacular!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Este pão está com aspeto que gosto muito e com farinha integral fica muto saboroso.
    gosto muito de fazer pão em casa, mas confesso que deixo mais esse trabalho para a MFP
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Olá Susy!!

    Nunca fiz pain de epices mas o teu ficou com óptimo aspecto!

    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  20. Susy,

    Adoro a minha MFP, mas tenho fazes em que a uso muito, noutras não ! :)
    O teu pão está com um asepcto delicioso ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Molto molto invitante...
    Baci

    ResponderEliminar
  22. Tem um óptimo aspecto. E é bastante rápido: só tem uma fase de levedar, percebi bem? Tenho de experimentar.

    ResponderEliminar