Tomatada de petinga

by @Tertúlia da Susy, em 11 de outubro de 2013

Doentinha, doentinha, o que queres almoçar? A mamã comprou umas petingas da Nazaré bem fresquinhas...
Que tal uma tomata de petinga? Hum!!! Acho que não :(
Mas, a minha avó Adelina lá me convenceu e disse que era muito bom e eu lá lhe fiz a vontade e comi e... não é que até gostei :)
Isto de dizermos que não gostamos antes de provarmos!!! Só devia ser em criança mas enfim, às vezes a reação de criança ainda se manifesta, LOL :)


Ingredientes
1 fio de Azeite Castelo de Marvão
4 colheres (sopa) de Refogado Compal da Horta
6 tomates coração de boi (limpo de peles e sementes)
Sal marinho Marnoto by Necton q.b.
Pimenta q.b.
1 colher (chá) de paprika (pimentão-doce)
petingas q.b.

Preparação
Coloque o azeite num tacho e leve ao lume, adicionando o refogado compal da horta. Adicione a paprika. Cozinhe por mais 1 minuto.
Junte o tomate e deixe ao lume, mexendo por 3 a 5 minutos ou até o tomate estar macio. Tempere de sal e pimenta.
Baixe o lume e cozinhe por mais 5 minutos ou até engrossar. Junte as petingas e deixe cozer tapado, em lume brando. Verifique os temperos e sirva acompanhado de broa.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

19 Comments

  1. Gosto tanto e assim com a tomatada ficaram mesmo uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta uma maravilha esse pratinho, nunca fiz mas gostei da ideia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse pratinho deve ser uma delicia!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe costuma fazer com sardinhas.
    Eu costumo fritar as petingas e depois envolvo-as num molho parecido. É muito bom!

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto mesmo apetitoso
    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo convite Susy, desta vez vou participar no teu passatempo.
    Já nao me lembro de comer petingas desta maneira, acho bom!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sabios conselhos da avo...Ficaram com um rido aspecto. Desejo-te as melhoras e que tenhas um optimo fds.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que coincidencia, minha avó se também se chamava Adelina e fazia comidinhas tão gostosas.
    Esse pratinho me parece bem apetitoso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. hummmm delícia! Amei tudo por aqui. bj e ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  10. adoro adoro elas estao 5* como eu gosto espera um pouco vou buscar o pao e ja venho ok bjs bfs

    ResponderEliminar
  11. Um prato tão português mas que eu nunca comi (ou pelo menos não me lembro).

    O aspecto é bem bom!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma receita leve e cheia de sabor
    Tenho passatempo a decorrer no meu blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  13. Passando para conhecer seu blog!
    Hum que tentadoras e apetitosas!
    Parecem muito saborosas! Estou seguindo vc! Abraços!

    ResponderEliminar
  14. Que prato maravilhoso querida :)
    Está com um aspecto fantástico!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Prato divino o sabor deve ter ficado
    muito bom, eu não sei se comi pode ser que
    sim mas com outro nome pelo que vejo
    Abraços de bom final de domingo

    _________Rita!!!!

    ResponderEliminar
  16. Este prato faz-me recordar a comidinha da minha mãe :) ela fazia assim umas petingas deliciosas
    Obrigada por me recordares bons momentos
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Concordo, também já me aconteceu dizer que não gosto sem provar e depois quando provo adoro lol
    As melhoras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. É um prato que nunca comi, mas gostei tanto do aspecto que já provava ! :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  19. Adoro e quando são assim fresquinhas, ainda sabem melhor!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar